nomeCarlos.jpg
DSC05626.png
DSC05616.png
DSC05641.png
46.jpg

 

Ceramista, arquiteto e artista plástico, Carlo Cury nasceu em Piraju, mas adotou a cidade de Caraguatatuba para a produção de suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, no meio ambiente e na religiosidade.

Idealizador de diversos projetos, entre eles “Ceres” (deusa grega da agricultura), que trata do respeito à natureza. Deste projeto saíram obras em técnica mista sobre tela, que alcançaram projeção internacional: 10 delas compõem o acervo da Fundação Mokiti Okada, em Lisboa, Portugal.
A partir de 2000, passou a lecionar arte em escolas de São Paulo e idealizou o “Projeto Olhares Poéticos Sobre o Meio Ambiente”, que leva educação gratuita de arte a alunos da rede pública de ensino, inclusive em Caraguatatuba. 
Em 2011, descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pôde aprofundar seus diálogos com o tridimensional. 
Integrante da Rota da Cerâmica de Caraguatatuba, é também um dos fundadores do Grupo Ubuntu Caraguá-Ceramistas que, desde 2012, reúne artistas plásticos nas linguagens bi e tridimensionais. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens” e o “Projeto Imagens de Devoção”.
Além da paixão pelo litoral norte do Estado de São Paulo, Carlo Cury tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo, além de países da América do Sul e Central, visitando museus (arqueologia), instituto de pesquisas e aldeias indígenas.

Contato

 

 

 

Dúvidas, sugestões ou elogios? Entre em contato com a gente!

 

(11) 3588 9169

contato@encantes.com.br